18 dicas para melhorar a imagem da sua empresa

Da ‘cardenetinha’ ao social business. Aquele Talk About que faz toda a diferença.

Quanto vale uma pessoa falando sobre você? Isso mesmo, falando sobre você. Mais do que buzz, mais do que engajamento, muito mais do que divulgação. Quanto vale um cliente feliz, falando sobre a sua marca ou falando sobre o quanto foi bacana comprar e receber o produto? E o quanto ele realmente se surpreendeu? Quanto vale? Em um tempo onde a publicidade fake parece dominar (seja o seu banco ou operadora de celular), onde os budgets mascaram as opiniões ruins como ruídos e as redes sociais parecem ser o único criador de monstrinhos capazes de assustar diretores de marketing, tem gente pensando o contrário, sobre algo que sempre esteve presente em todos os negócios. Enquanto o social parece tentar ser cada vez mais mídia e esquece de ser business, um manifesto, como do Word of Mouth, é um ótimo presente para qualquer empresa que queira realmente vencer.

Afinal, quanto vale um comentário? Muito! Afinal, são as indicações reais, são o sonho do marketing. Mas e se esse comentário for negativo? Quanto vale tudo isso? A resposta é simples: 40% do seu budget de marketing. Oooopa! Como assim? Invisto em mídia, jornal e revista… como os comentários podem ser 40%? Basta pensar os motivos pelos quais você compra. Tirando propaganda, uma promoção ou um vendedor muito bom, o resto são os comentários. E quando falo de comentários vale a opinião de amigos, colegas de trabalho, aquele tweet do especialista ou mesmo o vídeo de um blogueiro. Enquanto a publicidade desperta o desejo, a opinião confirma a venda. Parece tão simples, mas na hora de vender, tem muita gente esquecendo o que até a vovó sabia.

Para ajudar você a lembrar de tudo isso, aqui vai um manifesto do Livro Word of Mouth contando exatamente o que você precisa fazer para que seu 40% seja garantido. Então anote e aprenda:

Seja sempre ético e correto em primeiro lugar. Sempre;
Clientes felizes são a sua melhor propaganda. Faça as pessoas felizes;
Marketing é simples: incentive o respeito e a recomendação nos clientes que a propaganda vem de graça;
Ótimos serviços iniciam por sempre uma ótima conversação. Entenda isso;
Com o tempo você aprende que marketing é o que você faz e não o que você diz;
Opiniões negativas são sempre uma oportunidade. Escute e aprenda;
As pessoas estão falando. Suas opções são se juntar ou não a conversa;
Seja interessante para o mercado ou seja invisível como os demais;
Se não vale a pena as pessoas falarem sobre, não vale ser feito;
Faça a história da sua empresa ser uma ótima história;
Todos preferem trabalhar em uma empresa que as pessoas querem comentar;
Use o poder das opiniões para fazer as empresas tratarem as pessoas melhores;
Marketing honesto gera (e economiza) muito mais dinheiro.

Aqui vão 5 dicas rápidas para colocar em prática agora mesmo no seu negócio, empresa ou emprego. Dicas simples e práticas para incentivar você a pensar e fazer o mundo falar novamente sobre você:

Pesquise nas redes pessoas/clientes falando sobre você agora mesmo;
Adicione um “indique a um amigo” em todas as páginas, sites ou redes sociais;
Crie nesse momento tópicos simples para as pessoas falarem sobre você;
Convide alguém para participar da conversa e falar sobre em um blog;
Crie ainda uma opção de envie uma oferta/desconto para alguém.

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