De olho no mobile, Facebook anuncia novo app

O Facebook anunciou hoje (30) um novo aplicativo para leitura do feed de notícias.

Intitulado Paper, a novidade estará disponível a partir do dia 3 de fevereiro para iPhones, mas apenas na App Store norte-americana. De acordo com a rede social, as postagens da linha do tempo irão aparecer em fullscreen na tela do smartphone e “sem distrações”, o que significa que, por enquanto, ainda não há opção de anúncios invasivos para o app.

Entre as características do Paper, está a possibilidade de inclinar o smartphone para ver as fotos em tamanho real, por exemplo. A visualização dos álbuns de fotos também ficou mais inteligente. Agora não é preciso acessar o álbum, basta “correr” a postagem para baixo. Os vídeos também serão mostrados em fullscreen. Já as notícias poderão ser abertas, num movimento que lembra bastante o FlipBoard, outro aplicativo de leitura. Aliás, outra novidade que lembra o agora rival do Paper, é a possibilidade de criação de seções. Você pode adicionar restaurantes, por exemplo, a uma seção de “Comida”, já o seu jornal preferido entra na seção “Notícias”.

O movimento do Facebook é bastante claro: apostar no mobile. Quem navega pelos apps da rede social de Mark Zuckerberg sabe que a navegação pode ser difícil. Com o Paper, a rede pretende facilitar a experiência do usuário de dispositivos móveis. Os botões sumiram e as funções serão feitas apenas com movimento (inclinação do smartphone, arrastar objetos na tela, etc).

Entretanto, como já foi dito, só estará disponível inicialmente nos EUA e para iPhone. Com a devida adesão, esperamos tal novidade por aqui também.

Vimos no Adnews