Quais as indústrias que mais se beneficiam com redes sociais

O mercado de trabalho ganha um formato diferente com as tecnologias virtuais.

Os avanços tecnológicos têm atingido, cada vez mais, grandes parcelas da população. As redes sociais são um exemplo de como essas mudanças nos atingem. Diversas empresas optam por divulgar seus produtos e serviços por meio de sites como Twitter e Facebook, fazendo com que o mercado de trabalho ganhe um novo formato.

Confira a lista e entenda quais as indústrias que mais tiram proveito das redes sociais para seus negócios e como isso ocorre:

1. Entretenimento
A indústria do entretenimento tira grandes benefícios das redes sociais. Programas de televisão, quando criam estratégias para fazer com que seus espectadores os relacionem com sites como Facebook e Twitter, conseguem uma audiência ainda maior devido à divulgação online. Por exemplo: quando uma rede de TV transmite uma premiação importante e cria uma hashtag para que as pessoas espalhem o fato daquela rede ser a que transmite a premiação, a divulgação pode se tornar viral.

2. Marketing
Dizer que a indústria de marketing se beneficia com as redes sociais não é novidade. Afinal, é por meio delas que ocorre grande parte da divulgação de produtos e serviços das mais diversas empresas e isso é um fato que só tem crescido.

3. Varejo
Sites de compras coletivas também se beneficiam com as redes sociais, já que é por meio delas que eles divulgam grandes ofertas para o público. Além desse modelo de vendas, lojas tradicionais têm optado cada vez mais pela utilização desse tipo de divulgação, aumentando o alcance de clientes e diferenciando o tipo de consumidor.

4. Tecnologia de consumo
Grandes empresas tecnológicas como a Apple, por exemplo, obtém enormes benefícios com as redes sociais. Os usuários costumam demonstrar o apreço que possuem pela marca nesses sites, fazendo propaganda de um produto apenas porque gostam. Além disso, alguém que possui um aparelho celular com acesso a internet muito provavelmente o utilizará para acessar seus perfis nas mesmas redes sociais nas quais existe a divulgação dos produtos de tecnologia de consumo.

5. Educação
A área de educação tem se relacionado cada vez mais com as redes sociais devido ao fato de que muitos estudantes as acessam todos os dias, podendo transformar o uso em algo que possa ser aproveitado para o aprendizado, como a conexão com outros alunos e também professores. Outro fator importante é a enorme quantidade de dados voltados a temas educativos, como divulgação de cursos online e até aplicativos para aprender novos idiomas.

6. Mídia antiga
Com o avanço da tecnologia, é importante que outros meios de comunicação estejam atualizados para não perderem seu antigo público. Como solução, revistas, jornais, entre outros exemplos, migram para as redes sociais para divulgarem seus trabalhos.

7. Recrutamento
Você provavelmente já sabe que recrutadores de empresas têm buscado pelos perfis de candidatos às vagas por meio da internet. É aí que entra o papel das redes sociais, fazendo com que existam, inclusive, opções de sites com foco exclusivo na área de busca e oferta de empregos, como o LinkedIn.

8. Pequenos negócios
Pequenos negócios precisam focar sua atenção a consumidores que possam manter-se fiéis a suas marcas. Para isso, redes sociais podem ser a solução. Uma pesquisa recente indicou que 66% de pequenas empresas concordam que manter perfis em redes sociais é importante para os negócios.

9. Moda
Por meio das redes sociais, pessoas que trabalham na indústria da moda podem se comunicar com a mesma rapidez com a qual essa área se depara com mudanças.

Vimos em: Universia