Descubra se o seu negócio vale o investimento, usando os índices de rentabilidade.

A formulaideal, tem notado alguns problemas básicos de gestão no mercado do empreendedorismo, principalmente de Micro e Médias empresas, por esses motivos começaremos a criar conteúdos que ajudam você, nosso cliente a desenvolver uma gestão muito mais segura e rentável para seu negócio.

Por isso, criamos conteúdos que vão de encontro à necessidade de traçar um planejamento para estabelecer metas e métricas, comandar processos, entre muitas outras atividades. Porém, esse esforço não fará sentido se o negócio não se provar rentável. Ou seja, se notarmos através de alguns índices de negócio que o investimentos realizados não dão retorno. A forma mais efetiva de comprovar isso é usando os fatos apurados nos índices de rentabilidade.

 

Mas o que são os índices de rentabilidade?

São os índices que provam que a empresa é – ou não – rentável. De que ela dá lucro para seus “donos”. Por isso, esses índices são aqueles que mais interessam aos sócios, gestores e investidores, eles demonstram o a real perspectiva de retorno dos recursos aplicados em um negócio. Estão ao lado de índices de endividamento, margem líquida, e tantos outros dados financeiros.

 

Vamos começar calculando os índices de rentabilidade?

Sua calculadora está em mãos? Então, bora lá! Não será nada muito complexo, você verá!

Índice de margem
Primeiro vamos explicar os dados da equação?
Índice de margem, se trata do valor que a empresa está ganhando ao vender seu produto. E este índice costuma ser dividido em duas partes: margem operacional e margem líquida.

A margem operacional mede o que chamamos de lucro puro de cada unidade vendida, ignorando as despesas financeiras e outras obrigações, como impostos e tributos. Para descobrirmos o valor da margem operacional, precisamos dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas.

Um exemplo para esclarecer as coisas: imagine uma agência de publicidade que tenha sido fundada há um ano. Suponha que a empresa teve um lucro operacional de R$ 1.000.000, tendo fechado 1.000 contratos de Fee Mensal. Ou seja, a margem operacional (lucro puro) foi de R$ 1.000,00.

Já a margem líquida mostra o grau de lucratividade líquida do negócio depois de deduzidos todos os gastos. Na prática, ela aponta realmente se a empresa está dando certo ou não. Para medi-la, multiplicamos o lucro líquido por 100 e dividimos o resultado pelas vendas líquidas. O resultado final apontará o lucro da empresa obtido em sua real receita líquida.

Assim, assumindo que nossa empresa tenha tido um lucro líquido de R$ 80.000,00 e vendas líquidas de R$ 1.000.000,00, então, temos:
ML = 80.000 x 100/1.000.000 = 8% de retorno para cada real da receita líquida.

 

Índices de ativos
Agora vamos explicar os índices de ativos: o retorno sobre o ativo calcula a rentabilidade do ativo – ou seja, o investimento de que falamos ali em cima. Isto ocorre admitindo somente os aportes feitos, independentemente de onde vieram os recursos.

Para calculá-lo, multiplica-se o lucro líquido por 100 e divide-se o resultado pelo valor do ativo. Ou seja, no caso da nossa empresa, assumindo que o investimento tenha sido de R$ 150.000, teríamos:
RA (retorno sobre o ativo) = 80.000 x 100/150.000 = 53,3% a.a

Retorno sobre o capital
Nesse momento é importante mostrar um índice de rentabilidade, o de retorno sobre o capital. Ele aponta a rentabilidade dos recursos e é calculado dividindo-se o lucro líquido pelo patrimônio líquido de uma empresa.
No nosso acaso admitia-se, que o patrimônio líquido é de 200.000 e nosso lucro líquido é lucro líquido é de 80.000, teríamos:
80.000 x 100/200.000 = 40% a.a

Esse índice aponta se a empresa é um bom investimento para novos sócios. Ou até se está queimando seu próprio capital para se manter operando.

Mas o que querem dizer esses dados?
Bem, os índices de rentabilidade só ganham verdadeiro significado quando comparados com o retorno de outros investimentos. Como em ações e títulos de bancos, por exemplo. Como uma caderneta de poupança ou mesmo um CDB paga, atualmente, menos de 1% ao mês, o valor calculado acima está tendo um resultado inferior.

No entanto, vale sempre lembrar que uma aplicação como esta, em um banco, oferece riscos muitos menores do que o investimento em um negócio próprio. E não conta com imobilização de um patrimônio líquido.

Ao acompanhar todos esse índices de rentabilidade você irá saber se a empresa está trazendo retornos atrativos – e, caso não seja assim, terá dados para tomar decisões de mudanças no rumo da sua gestão. Como, por exemplo, tentar aumentar as vendas ou as margens, cortar os gastos, abrir mais unidades ou mesmo vender a empresa.

Por último, temos que citar um indicador que vale muito para decisão de investimento, por se relacionar à rentabilidade, é o prazo de retorno, ou também conhecido como payback.

Já o famoso prazo de retorno de uma empresa é justamente o inverso da rentabilidade, calculado pela divisão do investimento pelo lucro de um período, no nosso caso 1 ano (12 meses). Com base nos números do exemplo acima, da nossa agência, dividiríamos os R$ 150 mil. por R$ 80 mil de nossa operação: 150.000/80.000 = 1,8 (1 ano, 6 mêses e 22 dias).

Ou seja, você receberá seu investimento de volta em menos de 2 anos.

Bom, esperamos ter ajudado com estas dicas, recomendamos também, que façam cursos de gestão para pequenos negócios. Se achar necessário, ou mesmo notarem margem para suficiente, contratem uma consultoria de gestão de negócios para ajudar nesse necessário processo. Você empreendedor é a força motriz de nosso país, acreditamos em você!