QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?

Bom, primeiro é ter estratégia! Depois, claro, saber entender que cada estratégia deve ser criada de acordo com suas necessidades. Muitas marcas pecam em sua estratégia de marketing digital por não enxergarem a necessidade de implementar vários tipos de ações em conjunto.

Veja o Exemplo a seguir: Você tem uma empresa que só trabalha o marketing de conteúdo, seu sucesso é limitado a quem acessa seu conteúdo e as interações que este usuário faz com seu blog ou rede social. É fundamental que junto à essa estratégia, trabalhemos o SEO. Ao juntar esses dois conceitos você começa a fomentar um fluxo bem maior em sua marca, os resultados positivos passam a ser cada vez mais visíveis. Mas para saber qual ferramenta usar é preciso conhece-las.

Conhecendo as estratégias de marketing digital

O planejamento de marketing digital é fundamental para conhecer todas as vertentes que poderão ser trabalhadas pela sua empresa.

Uma vez com todos os conceitos em mente, é possível traçar um plano que seja capaz de atender todas as demandas da sua empresa e atingir o sucesso: Marketing digital básico, SEO, Redes sociais, Marketing de conteúdo, Automação de Marketing, Links Patrocinados e Social Ads (Google Ads, Facebook Ads) e Mídia Programática.

Marketing digital básico (Feijão com Arroz)

Marketing digital básico costuma ser o primeiro passo nas estratégias online. Consiste da criação de um site utilizando de todos os elementos muito bem trabalhados: marca, layout focado em experiência do usuário, domínio, hospedagem de qualidade e conteúdo devidamente produzido e publicado.

Criação dos canais de mídias sociais e cadastro em redes de fomento ou posicionamento da marca como Google Business ou Guia Mais e Busca Pé, por exemplo. No entanto, só isso não é o suficiente para garantirmos que haverá acessos suficientes no seu site. Por isso, é necessário trabalhar o próximo item.

SEO

O SEO é fundamental para garantir um grande tráfego no seu site. Trabalha-se, nesse momento, itens que possam dar auxílio aos resultados orgânicos focando suas competências e os termos mais acessados dos mecanismos de busca, tornando seu site rastreável e bem rankeado nas buscas.

A importância de investir nesse tipo de técnica é: tornar seu negócio “encontrável” para o seu usuário, de forma que ele tome consciência da existência da sua marca e tenha acesso aos materiais, produtos e serviços que você fornece.

Redes sociais

Pensando na informação e no relacionamento com o cliente, surge a necessidade de investir em redes sociais. Porém é muito comum que o marketing de conteúdo seja criado exclusivamente nessas plataformas. Infelizmente é aí que acontece os maiores problemas de expectativa versos realidade. Pois a expectativa de muitos que pensam marketing digital é promover seu negócio com informações orgânicas em plataformas como Instagram.

Para fazermos uma analogia e você entender como é errada esta estratégia para alguns negócios, imagine um local que tem muitas pessoas falando de cultura e arte, você vê essa aglomeração com mais de 1 milhão de pessoas e decide que é bom local para vender seu vatapá! Provavelmente você comece a gritar: – Vatapá, Vatapá! Assim consiga a atenção de 30 ou 20 pessoas, venda para 10.

Porém esse não é o lugar certo para você falar desse vatapá! Mas se o resultado de 20 ou 30 pessoas nesse universo for justificado ao seu investimento de tempo e esforço, Ok! Por isso tudo é relativo.

O trabalho de social media é realizado para criar uma proximidade entre empresa e clientes, fazendo com que a comunicação passe a ser bilateral e que o cliente se torne produtor de conteúdo também — podendo vender ou destruir uma marca.

A presença nas redes sociais é fundamental para o sucesso de estratégias de marketing digital, uma vez que estamos falando de um canal que permite transformar entusiastas/clientes em verdadeiros evangelistas da marca. O próximo passo é de fato entender o que é Marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo entra em vários momentos dessa estratégia, e por isso também é fundamental que seja trabalhado. O blog da empresa é responsável por atualizar o leitor, sempre com conteúdos úteis e educativos, capazes de ajudar o usuário não só na descoberta de algum problema/necessidade, como na tomada de decisão.

Seu conteúdo pode ser divulgado através de estratégias de e-mail marketing e redes sociais, por exemplo. Além disso, é fundamental que esse conteúdo esteja alinhado conforme as melhores práticas de SEO, facilitando o alcance de mais leitores em resultados orgânicos nos mecanismos de busca.

O importante do marketing de conteúdo é promover o maior número de informações sendo o mais objetivo e adequado ao local onde está provendo este conteúdo.

Automação de Marketing

Agora que você já tem um site no ar, um SEO bem arquitetado e links patrocinados rodando, é hora de trabalhar os usuários que você já tem em sua base de leads. Para isso o e-mail marketing se torna ferramenta principal da sua estratégia de marketing digital.

O e-mail marketing funciona como uma forma de nutrição dessas leads, onde compartilhamos conteúdos que podem agradá-las, informações interessantes e promoções de produtos ou serviços comercializados pela sua empresa, por exemplo. É uma forma de deixar os clientes sempre bem informados. Para gerir todo o comportamento desse cliente temos que automatizar

A empresa acelerar esses acessos e resultados, existe uma forma de ir além dos resultados orgânicos: os links patrocinados.

Links Patrocinados e Social Ads (Google Ads, Facebook Ads)

Normalmente este é o começo ou fim de qualquer estratégia de marketing digital, os Links patrocinados e social Ads (Google Ads e Facebook Ads) são interessantes para empresas que buscam visitas de imediato. Seja para o site ou para a venda de um produto específico, essa estratégia de marketing digital paga, permite que seu site ou mesmo prova física tenha tráfego consideráveis em poucas horas — isso se bem trabalho.

Além disso, é possível encontrar novos visitantes de formas alternativas, como a publicidade online. Anunciar em portais ou em blogs de parceiros pode ser a chave para aumentar seus acessos e suas vendas. Nesse ponto temos as grandes ferramentas que podem ser extremamente úteis para grandes negócios, as mídias programáticas.

Mídia Programática

Mídia programática é diferente dos processos tradicionais, pois a compra de mídia é feita diretamente via software, em um leilão em tempo real, sem contato com proprietários de sites e outras pessoas. Os dados gerados permitem anúncios muito segmentados, olhando perfil do usuário e momento na jornada de compra.

Até há alguns anos, o processo de compra de mídia online — display e vídeo — era totalmente manual e consumia muito tempo. E foi para tornar esse processo mais prático e eficiente que surgiu a mídia programática, uma forma automatizada de comprar espaços publicitários na internet.

Outro grande diferencial são as segmentações, que permitem que a mensagem seja bastante personalizada e direcionada para cada público-alvo. As empresas também podem exibir criativos diferentes para cada um dos interesses ou intenções de compra dos consumidores.

Com tudo isso, o retorno sobre o investimento é maior, já que a mídia é muito mais certeira, diminuindo a dispersão de verba. E o melhor: as diferentes estratégias podem ser testadas e otimizadas durante a campanha, aumentando as chances de melhores resultados.

Conclusão sobre Estratégias de Marketing Digital

Não existe uma estratégia que seja melhor que a outra. No marketing digital, é fundamental que todas andem juntas em prol do melhor resultado para empresa: elas são complementares.
Tem alguma dúvida? Como está sua estratégia de marketing digital? Deixe seu comentário aqui ou ligue 11 4902.0933.

Fonte: Resultados Digitais, Rock Content.