SEO na prática: como começar a fazer para sua empresa em 5 passos?

 

SEO na prática: O que é SEO, fatores importantes para os buscadores, técnicas positivas (e negativas) e várias outras informações são distribuídas aos montes pela internet. É tanta coisa que você pode estar se perguntando: “por onde devo começar?” E Pensando nisso, separamos os primeiros passos para você começar a otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Mas lembre-se de que não existe “receita de bolo” e esses passos não são regras, mas uma forma simples de guiar o seu início.

É sempre muito importante ter em mente que um profissional pode fazer isso com mais facilidade. Acesse o link abaixo para solicitar um orçamento.

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Vamos aos 5 Passos para começar a fazer SEO para sua empresa:

1. Arrume a casa (diagnóstico do site e checklist de melhorias)

Antes de mais nada, é importante deixar tudo arrumado, de acordo com as melhores práticas de SEO. Você pode começar uma auditoria no seu site com uma análise completa de desempenho e SEO, comparando com seu principal concorrente, na ferramenta Análise e Diagnóstico do Site.

Além da análise, você pode fazer uma auditoria completa no seu site, verificando itens como arquitetura, URLs, titles, descriptions, robots e tudo que você já deve ter ouvido nos conteúdos espalhados pela Internet. Ps. Indicamos no link o SEM Rush, porém o próprio Google é capaz de realizar esta tarefa.

2. Cadastre seu site no Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio

É muito importante cadastrar seu site no Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio, são ferramentas essenciais para sua estratégia..

O Google Search Console ajuda você a monitorar e manter a presença do seu site nos resultados da pesquisa. Não é preciso se cadastrar para que seu site seja incluído nos resultados, mas fazer isso vai otimizar o seu desempenho. Da mesma forma acontece com o Bing Webmasters.

Já o Google Meu Negócio é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante. Se você é, portanto, um empreendedor local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar “restaurante” no Google, você será encontrado? O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada.

3. Mapeie personas e jornada

Mapear suas personas e jornada de compra, definindo o que deve ser feito para cada etapa, ajuda a equilibrar a produção de conteúdo (ainda mais se a produção for feita na própria empresa e com recursos limitados) e a produzi-lo pensando nos potenciais clientes que interessam para sua empresa.

4. Faça a pesquisa de palavras baseada nas personas e em suas jornadas

Com base nas personas e na jornada de compra, faça a pesquisa de palavras-chave de acordo com a persona. Essas informações, em conjunto com os principais tópicos do universo da sua empresa, vão ajudar a produzir conteúdos mais precisos, que focam em cada etapa da jornada.

5. Otimize o que já tem e crie para o que não tem

Criar conteúdos do zero exige bastante esforço. Por isso, se você já tem conteúdos que foram produzidos quando ainda não sabia tanto sobre SEO, pode fazer uma otimização para melhorar o ranqueamento no Google. Para isso, basta pegar seus conteúdos que fazem sentido e revisá-los de acordo com as palavras-chave encontradas na pesquisa, otimizando a meta descrição, título, URL, linkagem interna e externa, dentre outros atributos que já citamos aqui.

ormulaideal Qual a Melhor-Estrategia de Marketing Digital

Um grupo de ilustrações mostrando a estratégia com alusão a uma peça de xadrez, moeda gigante e fundo verde cítrico

SEO é uma das ações de marketing digital mais complexas que existe, mas apenas fazer apenas ela não é receita de sucesso! O planejamento de marketing digital é fundamental para conhecer todas as vertentes que poderão ser trabalhadas pela sua empresa. Uma vez com todos os conceitos em mente, é possível traçar um plano que seja capaz de atender todas as demandas da sua empresa e atingir o sucesso: Marketing digital básico, SEO, Redes sociais, Marketing de conteúdo, Automação de Marketing, Links Patrocinados e Social Ads (Google Ads, Facebook Ads) e Mídia Programática.

Fonte: Resultados Digitais.